domingo, 13 de março de 2011

Bulling é assunto sério!

O bulling fere princípios constitucionais que diz a respeito à dignidade da pessoa humana e também o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano ao outrem gera o dever de indenizar. As pessoas que testemunham o bulling, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem tornar-se a "próxima vítima"do agressor.
A escola precisa estar informada sobre o que é bulling, e deixar exposto que não admitirá tal prática abusiva,o papel do professor é fundamental para identificar quem os atores, agressores e vítimas do buling.
É preciso conscientizar-se que o bulling tornou-se um problema de saúde publica, e que as vítimas são aqueles que consideramos fracos e frágeis, transformandos-os em objetos de diversão e prazer por meio de "brincadeiras" maldosas e intimidadoras.
Nós professores, precisamos combater o bulling, mas para isso, é preciso que haja cooperação de todos: professores, funcionários, pais e principalmente alunos, pois são eles que mais praticam essa ação. Sendo assim, é preciso atentar-se para os sinais de violência, procurando neutralizar os agressores e assessorar as vítimas. É necessário tomar algumas medidas preventivas, como: aumentar a supervisão no recreio e intervalos, evitar em sala de aula apelidos e menosprezos, promover debates sobre as formas de violência, respeito mútuo e afetividade entre as pessoas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário