domingo, 13 de março de 2011

Pedagogia da Alternância.


 A Pedagogia da Alternância baseia-se num método que procura ver, observar, refletir, experimentar, agir e questionar através dos planos de estudo na família, comunidade ou na escola. É um método que leva o aluno a praticar para depois ter a teoria sobre a prática, mostrando que a vida ensina mais do que a escola, então o centro do processo ensino-aprendizagem é o aluno e sua realidade.
 A experiência torna-se ponto de partida para a aprendizagem e tem uma ação conjunta com a escola, a família e a comunidade, objetivando um desenvolvimento amplo do alternante-estudante, com a proposta de buscar a socialização do saber, a valorização da cultura popular, o diálogo para um aprofundamento científico e o aprimoramento desses saberes em vista da transformação do meio. No campo acontece a pesquisa e a observação da realidade, onde se busca os saberes e experiências; na escola, realiza-se a reflexão, problematização e aprofundamento dos conhecimentos, que por sua vez, o jovem aplica seus conhecimentos na prática, realiza novas experiências e pesquisas.
 Em minha opinião, a educação só tem a ganhar com a Pedagogia da Alternância, pois ela ultrapassa o espaço escolar e exige uma interação entre a prática e a teoria, promove a inclusão do estudante, tornando-o sujeito ativo nas ações escolares.
 A escola vai ao encontro à realidade dos alunos, suas famílias, suas vivências e ainda cumpri seu papel de pesquisadora. Ainda mais, nesse modelo de educação acontece um impacto positivo, pois, apresenta estratégias para o desenvolvimento local sustentável solidário, para a segurança alimentar, geração de emprego, renda familiar, melhor qualidade de vida, fortalecimento da agricultura familiar e manejo agroecológico, além da elevação da auto-estima dos jovens e de suas famílias, havendo o resgate e valorização da cultura do homem do campo e expansão e adaptação da proposta nas distintas realidades brasileira

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