quinta-feira, 3 de março de 2011

Questão de atitude!




        A desigualdade social e a pobreza acontecem quando a distribuição de renda é feita de forma desigual, deixam “muito” nas mãos de poucos. Esse fato faz com que as crianças e os jovens cresçam sem estrutura para a vida, onde muitos deles acabam tornando-se marginais. Às vezes não porque querem, mas apenas por falta de oportunidade.
         É preciso fazer valer as leis dos cidadãos, mas para isso é preciso acabar com as diferenças sociais tão marcantes em nosso país. Para tanto faz-se necessário a implantação de políticas públicas que viabilizem esses direitos, através da educação de qualidade e condição de trabalho à todos os brasileiros.
         A educação pode e deve ser um dos caminhos para promover o respeito à diversidade e a igualdade nas relações étnico-raciais. Ela pode estimular as crianças a serem mais receptivas as diferenças, desenvolvendo o senso crítico para recusar a intolerância e o preconceito que hoje está presente em todos os lugares.  Às vezes as pessoas associam alguém de baixo nível social à alguém delinquente e que provavelmente vive na miséria; e que alguém com um nível superior é um pessoa excelente, Errado! Pois os crimes que envolvem dinheiro vêm quase sempre das pessoas com nível superior.
         Fica visível então que os direitos mais básicos só são garantidos quando se vive com dignidade, com uma boa renda capaz de fornecer moradia, boa alimentação, boa educação e estabilidade para o futuro. Pretender eliminar por completo a discriminação não é tarefa fácil, mas as atitudes positivas certamente levarão a sociedade a respeitar o direito da diferença.
         Compete a nós a responsabilidade de contribuir para a construção de um mundo melhor, e também que o poder político cumpra com as suas responsabilidades combatendo as corrupções e buscando a melhoria da sociedade. Veremos os reais resultados dessa transformação se respeitarmos a vida e as diferenças que marcam cada indivíduo.

 Imagem retirada do site: http://www.juventudesanta.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário